Powered By Blogger

Vídeos Diversos

Selecione e assista aqui vídeos relacionados à Geografia

Milton Santos - 1/ 11 - Programa Roda Viva

Encontro com Milton Santos


Espaço, tempo e mundo virtual (A contração do tempo e o espaço do espetáculo) – Marilena Chauí e Olgária Matos

A palestra propõe uma reflexão sobre as mutações contemporâneas das concepções de espaço e de tempo, no momento em que as categorias clássicas da sociabilidade, como esfera pública, direitos, sujeito, responsabilidade, se desfazem. Como o especialista pouco a pouco foi substituindo o intelectual, aquele que era o mestre da verdade e do saber ético? Ora, as atuais inovações tecnológicas e científicas ocorreram na ausência de pensamento crítico e no eclipsamento do papel filosófico e existencial do conhecimento. Assim, na cultura do virtual, o princípio de realidade vacila, as noções de espaço e de tempo se contraem produzindo uma forma de proximidade fundada na distância e na ausência, em que se gesta o evitamento, o horror do contato. Surge então a cultura do ressentimento. Nela, ser é ser percebido; como se reconhece nos assassinatos em série e suicídios ostentados em rede, no culto a esportes radicais e no corpo performático, na universalização do uso das drogas e demais experiências do excesso. Trata-se, portanto, no encontro, de compreender a tendência ao desaparecimento do simbólico em suas relações com os mecanismos do (des)recalque generalizado e suas implicações para a vida coletiva. Com Marilena Chauí e Olgária Matos.
Acesse em:
http://vimeo.com/30198935


Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história


As nossas vidas, as nossas culturas, são compostas por muitas histórias sobrepostas. A romancista Chimamanda Adichie conta a história de como descobriu a sua voz cultural - e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico.

Very interesting interview of the american anthropologist Michael Tomasello (Max-Planck-Institut for Evolutionary Anthropology, Department of Developmental and Comparative Psychology, Leibzig, Germany). The interview is conducted by Gert Scobel and was recorded in October 2008 on the German public channel 3Sat. This is the full version of the interview, which covers a broad range of topics from the notions of (shared) intentionality and its ontogenic emergence in human beings to the origins of human communication (in contrast to the one of the Great Apes), to the biological and cultural dimensions of human social behaviour, and to collaboration and altruism. 
Acesse em:
http://video.google.com/videoplay?docid=8933367116959974563

Trechos do Filme O Garoto Selvagem
Acesse em:
http://www.youtube.com/watch?v=r0_uC-cX50w&feature=youtu.be

Trechos do Filme O enigma de Kaspar Hause

Acesse em:
http://www.youtube.com/watch?v=9bnug0gS2wQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário