Veja abaixo um dos vídeos desenvolvidos nesse projeto:
A pesquisa A Escala das Crianças faz parte do Projeto de Investigação "Cartografias com Crianças/Lógicas e Autorias Infantis", atualmente financiado pela FAPEMIG.
Abaixo alguns argumentos desse trabalho:
- O espaço é uma categoria essencial da existência e experiência
humana.
- Habitamos um espaço, mas, muitas vezes, somos cegos a sua
existência.
- A modernidade não apenas ocultou o fato do espaço como uma
importante dimensão do ser humano e do seu processo de humanização, ela também
instigou uma outra forma de relação entre a categoria do humano e seus espaços.
- A reestrutura das cidades não levou apenas a mudança do
material, mas também se faz em outro aspecto: o da escala.
- A escala entendida como proporção do “ser humano e
ambiente construído/seu mundo vivido (Lebenswelt)”
- A criança é um ser humana de orientação horizontal, frontal,
linear que anda no máximo a 5 km por hora (Jan Gehel), vivencia um espaço
desacostumado, com relações intermodais e
múltiplas linguagens.
- Não é que as crianças vivenciam o espaço de uma realidade
mais próxima para uma mais distante...ao vivenciarem tanto uma realidade
próxima e distante ela é concebida de forma diferenciada dos adultos.
- A escala das crianças envolve uma proximidade espacial de
muitos detalhes, calcada na pequenez
do mundo e em seu aspecto brincante e
linguageiro.
Fonte: Lopes, Jader Janer M. A Escala das Crianças -Projeto de Pesquisa Cartografia com crianças - Lógicas e Autorias Infantis.
Financiamento:
Financiamento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário