Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Munich Orientation Convention





Desde que começaram a caminhar pelas paisagens da Terra, os seres humanos desenvolveram formas de se orientar no espaço: marcar elementos na natureza, tais como um rio, uma montanha, arbustos e árvores e muitas outras coisas. Em cada canto da superfície terrestre os diferentes povos foram desenvolvendo formas de se deslocar, de ir e vir, de não se perder, de encontrar algo significativo para localizar  pontos de interessa para comunidade em que viviam. 

E até hoje continuamos esse processo, passado milhares de anos desde que os primeiros homens, mulheres e crianças começaram a andar pela Terra ainda continuamos com o desafio de desenvolver formas de orientação que nos ajude a localizar as coisas no espaço geográfico.

Henrique Koehler, da cidade de Munique, Alemanha, criou um sistema que foi nomeado por “Munich Orientation Convention”, segundo ele uma Cartografia Natural que tem por objetivo facilitar nosso sistema de orientação.

O sistema já foi implantado em diversos lugares do Mundo e, agora, em conjunto com o GRUPEGI, está  sendo aplicado no trabalho com as crianças. É o  projeto "VolksNav com Crianças". 
As atividades estão sendo desenvolvidas, nesse primeiro momento,  na cidade de Juiz de Fora, envolvendo os seguintes acadêmicos do Curso de Geografia da Universidade presente nessa localidade:

- Brenda Martone
- Tacílio Gonçalves
- Thaine Campos Moura

além do professor do Colégio de Aplicação João XXIII: Bruno Muniz e o coordenador do GRUPEGI: Prof. Jader Janer

Quer saber como funciona? Gostaria de obter mais detalhes? 
Acesse aqui ou click no link na barra lateral 
A bússola do sistema também está disponível para IPHONE


Em breve publicaremos os primeiros relatórios da pesquisa com as crianças e o material utilizado. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário