Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mapas Narrativos

Quando eu era criança a vida era difícil...criança tinha que trabalhar...a gente trabalhava na roça, ajudava em casa, buscava lenha, carregava na cacunda mesmo...punha a lenha na cacunda e andava muito...ia descalço sem sapato..chinela...brincar....era quando sobrava tempo...se sobrava...mas o bom era que o mundo era nosso...a gente brincava em qualquer lugar...no terreiro da casa, na rua...ia para o meio da mata, nos altos dos morros...tudo era lugar de criança, tudo virava brinquedo..a gente pegava chuchu e fazia aqueles monte de boi, o caroço de manga era nossos bichos ou virava malha para derrubar as latas que a gente empilhava... (risos)... (Sr. Roque Lopes, 72 anos, nota de campo expandida de 1997).

As memórias acima descritas falam de um tempo de criança, um tempo onde a datação cronológica é imprecisa, “lá pelos idos de...”, sem certezas do tempo, mas com vivências espaciais onde o mundo era das crianças, tudo era lugar de criança... “criança podia ficar livre...solta..andava por todos os cantos...”
Lembranças resgatadas nas narrativas, que cartografam um momento de ser criança em território brasileiro, mais precisamente no interior da Zona da Mata Mineira. Nessa cartografia evidenciam-se os fazeres, os lugares, o cotidiano, o mundo vivido.
É dessas temáticas que este texto trata. Procuramos dialogar com uma proposta de pesquisa intitulada Mapas Narrativos (Narrative Landkarten), aporte teórico-metodológico sistematizado pelos pesquisadores do Siegener Zentrum für Sozialisations-, Lebenslauf- und Biografieforschung (SIZE) da Universität de Siegen, na Alemanha, cujas estratégias pretendem desvelar e compreender o “Mundo
Vivido dos Sujeitos” (Lebenswelt).

Trecho do texto "Mapas Narrativos e espaços de vivências: cartografando os lugares de infância". Publicado no livro Infâncias e Crianças : lugares em diálogos. O texto tem como autoria Jader Janer e aborda as pesquisas desenvolvidas no GRUPEGI. Maiores detalhes do livro nesse blog.

Um comentário:

  1. Olá Educador, antes de qualquer recado, desejo que 2013 esteja recheado de boas novidades em sua vida.

    Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no “EDUCADORES MULTIPLICADORES” e fique em evidência! Compartilhe saberes!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos.

    Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais), obrigado: http://www.marquecomx.com.br/

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan

    ResponderExcluir