Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de março de 2012

IV Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos


06 a 09 de
agosto de 2012, na Faculdade de Educação da UFF.

"Os Congressos Internacionais Cotidiano – diálogos sobre diálogos têm sido uma realização do GRUPALFA – grupo de pesquisa sobre alfabetização de alunos e alunas das classes populares, equipe interdisciplinar e interinstitucional, resultando de uma rede da qual fazem parte UNIRIO, UERJ/São Go nçalo e UFRRJ que está sediada no Programa de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Educação da Universidade Fedral Fluminense .

O GRUPALFA vem desenvolvendo há muitos anos parcerias com inúmeros grupos latino-americanos, europeus e norte-americanos. Os Congressos Internacionais Cotidiano decorrem, sobretudo, destas parcerias. Muitos destes companheiros estarão presentes como conferencistas, membros da comissão científica, componentes das mesas de diálogos .

Com cada uma destas instituições e cada um/a destes/as pesquisadores/as, temos realizado pesquisas, seminários, livros, participado de bancas e de debates, que muito têm enriquecido cada uma de nossas pesquisas e toda a nossa produção. Diálogos que provocam novos diálogos e que nos ajudam a melhor compreender a complexidade do cotidiano escolar onde sujeitos alunos e alunas, professoras e professores vão ampliando as suas leituras de mundo e se capacitando a dizer a sua própria palavra, numa perspectiva emancipatória, nosso horizonte comum.

A programação do IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos apresenta a seguinte organização: Conferência de Abertura, nove mesas de Diálogos com convidados nacionais e internacionais, apresentação de comunicações e pôsteres, aprovados pela comissão científica, atividades culturais, lançamento de livros, uma feira de livros usados e Conferência de Encerramento.

Estamos confiantes de que este IV Congresso Internacional muito contribuirá para a expressão de nossas diferenças e para a convergência de nossos projetos. Memórias de nossas histórias comuns, memórias de nosso presente, quando construiremos juntos e juntas novas possibilidades de ações conjuntas que anunciem um futuro melhor, porque mais solidário, mais justo, mais democrático." (Fonte: página do congresso).

Maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário