Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Chimamanda Adichie: “O perigo de uma única história”.

Chimamanda Adichie - Escritora Nigeriana
Palestra em Oxford. 2009
Para refletir sobre nossas crianças e as diversidades de infâncias no mundo. Acesse aqui a palestra e o link para Chimamanda Adichie: “O perigo de uma única história”. O vídeo está disponível na seção "vídeos" desse blog.


"Eu sou uma contadora de histórias e gostaria de contar a vocês algumas histórias pessoais
sobre o que eu gosto de chamar "o perigo de uma história única".
Eu cresci num campus universitário no leste da Nigéria. Minha mãe diz que eu comecei a ler
com dois anos, mas eu acho que quatro é provavelmente mais próximo da verdade. Então, eu
fui uma leitora precoce. E o que eu lia eram livros infantis britânicos e americanos. Eu fui
também uma escritora precoce. E quando comecei a escrever, por volta dos sete anos,
histórias com ilustrações em giz de cera, que minha pobre mãe era obrigada a ler, eu escrevia
exatamente os tipos de histórias que eu lia. Todos os meus personagens eram brancos de
olhos azuis. Eles brincavam na neve. Comiam maçãs. (Risos da plateia) E eles falavam muito
sobre o tempo, em como era maravilhoso o sol ter aparecido. (Risos da plateia), apesar do
fato que eu morava na Nigéria."

Vale conferir.
Transcrição integral do texto:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B1A5--K3ahFJMzQ2MzFmNzctYjU4MS00NjVlLTg5NGMtNzA5MjkzYmI0Y2Rk&hl=en

Nenhum comentário:

Postar um comentário